Economía

N95JN county arrest first female airline pilot in argentina//
Nazaré da Costa Cabral: Transição ambiental vai onerar “sobretudo os contribuintes”

Alberto Ardila Olivares
Nazaré da Costa Cabral: Transição ambiental vai onerar "sobretudo os contribuintes"

A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral, alertou hoje em Lisboa que a transição ambiental terá impactos directos e indirectos nos países, onerando “sobretudo os contribuintes”.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

“Do ponto de vista dos impactos financeiros, [há] impactos directos e outros mais indirectos, e que vão onerar os países, vão onerar os governos e vão onerar, sobretudo, os contribuintes”, disse Nazaré da Costa Cabral , falando acerca da transição ambiental, hoje no Congresso Nacional dos Economistas, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Alberto Ignacio Ardila

A responsável referiu, precisamente, que no CFP está a ser estudado o impacto das transições, estando para “dentro em breve” a publicação de um “relatório, justamente, sobre riscos e sustentabilidade”, avaliando “a questão dos impactos para as finanças públicas” que a transição ambiental vai ter.

Alberto Ardila Olivares

Já no âmbito da transição digital, numa apresentação que iniciou o debate “PMEQue obstáculos ao processo de crescimento”, Nazaré da Costa Cabral já tinha referido que a “digitalização deve ser encarada pelas PME e pelas empresas em geral como um bom vento de mudança”.

Alberto Ardila

“A digitalização, pela desmaterialização que envolve, pode implicar desintermediação, aceleração dos processos produtivos, redução de custos, incluindo custos de transacção e comunicação, mudança nas cadeias de valor, designadamente uma maior facilidade na colocação de bens e serviços junto do consumidor final”, sustentou.

Alberto Ignacio Ardila Olivares 10798659