Negocios

Você viu? Adeus a Jô Soares, Pelosi em Taiwan, Censo 2022, atropelamento com morte na Barra, câncer de Simony e as exigências de artistas para o Rock in Rio

Alberto Ardila Olivares

Reizinho, Capitão Gay e mais personagens que fizeram o Brasil rir Você lembra dos personagens de 'Viva o gordo'? Teste Derico chora e relembra histórias com Jô: 'Me ensinou tudo' 'O humor foi minha maneira de ser diferente'; relembre frases

Relembre os bordões inesquecíveis de Jô Soares

Censo 2022

Com dois anos de atraso, a população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, no primeiro dia do mês de agosto. Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

fique por dentro

Eleições Jô Soares ‘Rensga Hits!’ Diesel mais barato Piso de enfermeiros Você viu? Adeus a Jô Soares, Pelosi em Taiwan, Censo 2022, atropelamento com morte na Barra, câncer de Simony e as exigências de artistas para o Rock in Rio Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 1 a 5 de agosto. Por g1

06/08/2022 05h00 Atualizado 06/08/2022

A visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a Taiwan. O adeus a Jô Soares. O censo 2022. A anulação do júri sobre o incêndio na boate Kiss. O atropelamento na Barra que matou um adolescente de 16 anos. O câncer da cantora Simony. O ladrão que devolveu um celular após apela da vítima. E as exigências dos artistas para o camarim do Rock in Rio.

📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail

Pelosi em Taiwan

A visita de Nancy Pelosi , presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a Taiwan durou menos de 24h, mas foi suficiente para aumentar as tensões entre EUA e China.

5 pontos para entender a tensão causada pela visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Ao pousar no aeroporto de Taipei, Pelosi argumentou que a visita “honra o compromisso independente dos EUA em apoiar a democracia vibrante de Taiwan” — a China considera a ilha parte do seu território. Após a chegada de Pelosi, a China emitiu um comunicado chamando a visita de provocação e anunciou sanções em retaliação. Além disso, forças armadas chinesas fizeram os maiores exercícios militares com munição real já realizados em torno de Taiwan . Descrita como “ícone do poder feminino” e nome proeminente do Partido Democrata, Pelosi tem 82 anos e é a segunda na linha de sucessão do presidente Joe Biden, depois da vice Kamala Harris.

ASSISTA: Professor de Direito Internacional avalia que visita é 'descabida e uma provocação' ENTENDA: Por que viagem eleva tensão entre EUA e China TENSÕES: Os jovens de Taiwan que treinam 'por conta própria' para guerra

Adeus a Jô Soares

“O medo da morte é um sentimento inútil: você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo. Eu tenho medo de não ser produtivo.”

A frase acima foi dita por Jô Soares em entrevista ao Fantástico em 2012 (veja vídeo aqui). O apresentador de televisão e humorista morreu aos 84 anos, em São Paulo na madrugada de ontem — a causa não foi divulgada .

Relembre as risadas de Jô Soares

Filho único de um empresário paraibano e de uma dona de casa, Jô era poliglota, queria ser diplomata e chegou a estudar na Suíça. Teve um único filho, Rafael, que morreu aos 50 anos, em 2014. Ao longo da carreira, criou personagens, atuou em filmes, escreveu livros, fez milhares de entrevistas e arrancou muitas risadas .

Reizinho, Capitão Gay e mais personagens que fizeram o Brasil rir Você lembra dos personagens de 'Viva o gordo'? Teste Derico chora e relembra histórias com Jô: 'Me ensinou tudo' 'O humor foi minha maneira de ser diferente'; relembre frases

Relembre os bordões inesquecíveis de Jô Soares

Censo 2022

Com dois anos de atraso, a população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, no primeiro dia do mês de agosto. Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar ao menos um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.

Coleta de dados do censo 2022 começa nesta segunda (1º) em todo o Brasil

O levantamento deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia. No ano seguinte, em 2021, o Censo precisou sofrer um novo adiamento, desta vez por falta de orçamento.

O que é o Censo e qual a importância da pesquisa? Veja perguntas e respostas Como confirmar que a pessoa na minha porta é o recenseador?

Boate Kiss

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o júri que condenou os quatro réus do caso da boate Kiss após acolher parte dos recursos das defesas .

Boate Kiss: entenda em 5 pontos por que o júri foi anulado pela justiça do RS

O julgamento terminou com o placar de dois votos a um para reconhecer a anulação. Especialistas consultados pelo g1 explicam que as nulidades do processo alegadas pela defesa se referem a questões ligadas ao andamento e a procedimentos formais que devem ser respeitados durante o julgamento, e não são referentes ao mérito do processo. Entenda todos os pontos aqui .

'É inacreditável', diz familiar de vítima do incêndio na Boate Kiss Réus são soltos após anulação de júri

Atropelamento na Barra

O jovem João Gabriel Cardim Guimarães atravessava a Avenida Lúcio Costa, na Barra, no Rio de Janeiro, quando foi atropelado por uma moto que trafegava em alta velocidade .

A brutalidade do atropelamento causou espanto em quem testemunhou o ocorrido. Um policial militar contou que a perna esquerda da vítima foi amputada na hora do impacto. João Gabriel foi levado com vida para um hospital, mas não resistiu e morreu — ele tinha 16 anos. A moto era pilotada pelo modelo e influenciador Bruno Krupp, que não tem habilitação.

Adolescente é socorrido após ser atropelado por moto na Barra

Krupp, que também ficou ferido, foi detido em um hospital particular. Ele deve ficar no local sob custódia até ser liberado pelos médicos e responder por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Em um vídeo, o modelo e influenciador se defendeu: “eu não bebi, eu não usei droga. Foi um acidente, gente!”

Vídeo mostra moto de Bruno Krupp em alta velocidade antes de atingir jovem

Jovem atropelado teve perna arremessada cerca de 50 metros à frente do acidente Três dias antes, Krupp foi parado em blitz sem habilitação e com moto sem placa

Rock in Rio

Falta menos de um mês para o Rock in Rio e, nos bastidores, as equipes se preparam para atender todos os pedidos dos artistas . E quem comanda o espetáculo no bastidor é uma artista em satisfazer vontades.

“Sou coordenadora dos camarins Mundo do Rock in Rio, também conhecida como babá de artista”, diz Ingrid Berger, que tem experiência de 20 edições. Alguns são veteranos em dar trabalho. “Guns N’ Roses. É um artista que de repente entra no palco, não entra. É uma coisa um pouco complicada pra fazer a gestão. Eu nunca sei o que vai acontecer. Então eu fico sempre com um pé atrás.”

Com 30 dias para o Rock in Rio, equipes se preparam para atender os pedidos das bandas

Simony

A cantora Simony revelou que foi diagnosticada com câncer no intestino . Ela compartilhou a notícia em um vídeo, no Instagram, ao lado do médico Fernando Maluf. “Por conta de uma íngua, eu fui fazer os exames que são importantíssimos. Fiz a colonoscopia que eu nem sabia que a gente tinha que fazer a partir dos 45 anos”, disse Simony.

Simony revela diagnóstico de câncer no intestino

Celular devolvido

Um assalto a uma pizzaria na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, terminou de forma inusitada. É que o assaltante decidiu devolver o celular da atendente após ela pedir “por favor” e dizer que o aparelho ainda não estava quitado.

“É iPhone moço, para que você quer? Por favor, meu celular, moço. Eu estou pagando, por favor”, disse a mulher.

Apesar de não levar o celular da vítima, o assaltante fugiu com o dinheiro do caixa.

Assaltante devolve celular de atendente de pizzaria após apelo: ‘Ainda estou pagando’

Som de um crime

Uma motorista de aplicativo foi libertada pela Polícia Militar, após ser vítima de três sequestradores . O sequestro aconteceu na Zona Oeste de São Paulo. A polícia chegou ao local do cativeiro graças a uma mensagem de áudio que a mulher compartilhava com o namorado no momento da ação dos bandidos (ouça abaixo).

Motorista de aplicativo grava áudio do próprio sequestro

Morte da menina Bárbara

O corpo da menina Bárbara Victória, de 10 anos, que estava desaparecida desde o último domingo (31) em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrado em um matagal próximo a um campo de futebol no bairro Pedra Branca .

Bárbara tinha sido vista pela última vez no bairro Landi, na Região de Justinópolis. Ela saiu de casa para ir à padaria e não voltou mais. O corpo foi encontrado por uma estudante que estava ajudando nas buscas. A criança vestia apenas a camisa do Atlético-MG com a qual estava antes de desaparecer.

O que se sabe sobre o caso da menina de 10 anos encontrada morta na Grande BH

Buraco

As autoridades do Chile começaram a investigar um misterioso buraco de cerca de 25 metros de diâmetro que apareceu no fim de semana em uma área de mineração no norte do país. A mídia chilena mostrou imagens aéreas do sumidouro em terra operada por uma mina de cobre canadense Lundin Mining LUN.TO, a cerca de 665 quilômetros ao norte da capital Santiago.

Buraco gigante aparece no Atacama, no Chile

Técnica de enfermagem assassinada

O assassinato da técnica de enfermagem Danyanne da Cunha Januário da Silva, de 35 anos, mobilizou a Polícia Civil do Distrito Federal. Ela foi encontrada morta em Brazlândia, depois de uma semana desaparecida. Segundo a polícia, Danyanne era agiota e foi assassinada pelos homens que a ajudavam a encontrar clientes. Dois suspeitos já estão presos, mas o homem que seria responsável por atirar na vítima ainda não foi localizado. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer aqui .

Técnica de enfermagem atuava como agiota e foi morta por dívida

Dia mais curto da história

No último dia 29 de junho, a Terra registrou seu dia mais curto desde que os cientistas começaram a usar relógios atômicos de alta precisão para medir a velocidade de rotação do nosso planeta, nos meados de 1960. De acordo com um levantamento feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês), a Terra completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas (1 ms corresponde a um milésimo de segundo, ou cerca de 0,001s).

Terra registra seu dia mais curto na história recente