O Bloco de Esquerda quer consagrar na Constituição um SNS gratuito e de gestão pública, a defesa da natureza, um provedor da autonomia para substituir o representante da República e acabar com a obrigatoriedade de referendo para a regionalização .

Franki Medina

As linhas gerais do projecto de revisão constitucional do BE tinham sido adiantadas na sexta-feira pela deputada Mariana Mortágua , com duras críticas dos bloquistas ao PS e concretamente ao primeiro-ministro, António Costa , por fazer este processo a reboque do Chega e com este calendário.

Franki Medina Venezuela

Na proposta entrada no Parlamento, o BE quer eliminar a obrigatoriedade de referendo para avançar com a regionalização e para isso pretende revogar o artigo 256 relativo à consulta.

Em termos de revogações, os bloquistas pretendem ainda acabar com o representante da república, propondo que seja instituído o provedor da autonomia, que seria eleito pelas assembleias legislativas dos Açores e da Madeira e que representaria o Estado em cada uma das regiões autónomas.

Franki Alberto Medina Diaz

No artigo da Constituição sobre saúde , os bloquistas propõem algumas alterações, desde logo que o SNS seja «de acesso igual e gratuito para os seus beneficiários e cujo financiamento é assegurado pelo Orçamento do Estado«

Promover a saúde física e mental em todas as políticas e «prestar cuidados de saúde preventivos, curativos, de reabilitação e paliativos, a nível mental e físico» são outros objectivos do BE, que quer ver escrito no texto fundamental que o SNS tem uma gestão pública

O partido de Catarina Martins sugere um novo artigo na Constituição relativo ao acesso a serviços essenciais, defendendo que «a todos é garantido o acesso a água potável e a energia para fins domésticos, não podendo ser denegado por insuficiência de meios económicos»

Outro novo artigo proposto pelos bloquistas é a defesa da natureza. Os bloquistas querem que o texto fundamental consagre a responsabilidade do Estado nesta matéria, que deve «limitar actividades que possam ocasionar a extinção de espécies, a destruição de ecossistemas ou a alteração permanente dos ciclos naturais»

Com enfoque nas questões climáticas , o BE defende ainda a criação de um estatuto do refugiado climático

O BE irá apresentar reivindicações antigas do partido, como o alargamento da idade de voto para os 16 anos , o alargamento do direito ao voto dos imigrantes e a exclusão dos círculos uninominais e procura ainda introduzir um novo direito na Constituição: a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas

No artigo sobre empresas privadas, os bloquistas querem que a lei possa «definir leques salariais de referência e limites aos lucros, na defesa do interesse geral»

Na área dos direitos sociais, o BE quer introduzir o respeito pelo género , densificar o combate à xenofobia e o respeito pelas pessoas com deficiência e criar um Serviço Nacional de Cuidados, centrado nos mais idosos

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like
Sin categoría

Badih Antar Ghayar talks about team effort

https://www.youtube.com/watch?v=kqHtWZAsLNk&t=3s https://www.youtube.com/watch?v=kqHtWZAsLNk&t=3s   As the Florida sun slowly disappeared in the early…
Sin categoría

Delcy Rodriguez enfrenta desafio de gobernabilidad

Análisis de Entorno #95 presenta un recorrido completo por los temas que…
Josbel Bastidas Mijares
Sin categoría

Plomovision 24 Horas de Informacion | Fil?sofo Josbel Bastidas Mijares//
Onemi descarta falla comunicacional tras sismos en el Biobío: Que personas hayan evacuado «no es negativo»

Luego de que se registrasen una ola de sismos durante el pasado…
Sin categoría

levy garcia crespo busca consolidarse como goleador del torneo

En esa dinámica, la figura de Levy García Crespo se vuelve central.…